A Tribuna Cidadã é um projeto legislativo macaense que tem o objetivo de dar voz à população. Um espaço que pode ser usado por qualquer cidadão para levar suas reivindicações, diretamente à plenária de vereadores.
É um projeto que cumpre sua função na gestão democrática da cidade e do Plano Diretor, Da Participação Social no Planejamento e Gestão das Políticas Públicas do Município, pois através dele é possível levar demandas da sociedade ao legislativo promovendo a discussão e construção conjunta de políticas públicas para a cidade.
Em Abril deste ano, a integrante do grupo gestor local do NEA-BC em Macaé Katiane Malaquias, fez uso desta tribuna, marcando o retorno presencial do projeto na Câmara de Vereadores, representando sua comunidade local e o Projeto Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos (NEA-BC).
Através da Tribuna Cidadã, Katiane buscou soluções para os problemas que existem em seu bairro e solicitou a construção da escadaria com rampa na encosta lateral do morro de acesso aos condomínios Total Ville, visando garantir a acessibilidade e segurança na mobilidade dos moradores do bairro.
Segundo Katiane, há muitas crianças, idosos e pessoas com deficiência (PcD) que têm dificuldade de subir a encosta que dá acesso ao condomínio. Conforme explicou a cidadã, as calçadas são irregulares e há uma vegetação densa nas laterais da via. Ela relatou também que o trecho que vai do ponto de ônibus até o condomínio é mal iluminado e sem sinalização adequada. “Há frequentes assaltos ali que são facilitados pela vegetação alta e a escuridão. Uma escadaria com rampa diminuiria o percurso de 209 metros para pouco mais de 40”, informou.
O NEA-BC convida a todos os cidadãos macaenses para levarem suas demandas na Tribuna Cidadã realizada toda última quarta-feira do mês. As inscrições podem ser feitas na secretaria do Legislativo, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, ou pelo e-mail secretaria@cmmacae.rj.gov.br.
Quer conhecer como é a atuação do projeto NEA-BC em Macaé?
Entre em contato: (22) 99906-8143 (Equipe de Macaé)
A realização do projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA.