No final de abril, o Grupo Gestor Local de Piúma realizou um intercâmbio para troca de experiências com o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e a BMJ Consultoria O objetivo foi aprofundar o entendimento sobre o planejamento turístico municipal, analisando dados estatísticos e mecanismos de gestão para desenvolver um turismo sustentável, de base comunitária e alinhado às vocações locais.
Piúma está inserida na Região Turística da Costa e da Imigração, e o encontro permitiu ao grupo compreender melhor seu papel nesse cenário. Foram discutidos temas sobre: os mecanismos de controle social nos planos desenvolvidos pelo IJSN; o conceito de Desenvolvimento Regional Sustentável e as diretrizes do Plano Turístico do Estado do Espírito Santo.
Além disso, os participantes conheceram o processo de elaboração de planos diretores de turismo, tomando como exemplo Vitória-ES, cidade com geografia e tradições culturais semelhantes às de Piúma, especialmente no que diz respeito à relação com o mar.
A base de um planejamento turístico eficiente está no fortalecimento de áreas indutoras, que serão foco das próximas ações do grupo. Como destacou Ana Helena, uma das participantes: “Neste encontro, tivemos muitas respostas sobre como fomentar o turismo na nossa cidade, para que ele não seja apenas sazonal, mas gere emprego e renda durante todo o ano.”
Com esse intercâmbio, o Grupo Gestor Local de Piúma deu mais um passo importante para consolidar um turismo que valorize a identidade local, beneficie a comunidade e promova o crescimento econômico de forma equilibrada.
A realização do projeto NEA-BC é uma medida de mitigação, exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo Ibama.