Olha a gente de volta! Agora vamos conversar sobre receitas e despesas!
Você recebe seu salário, pensão, aposentadoria ou mesada, certo?
Estas são suas receitas, ou seja, todo o dinheiro que recebe num mês ou determinado período. Vamos ver como funciona com os governos!
Sabe aquele café da manhã que você tomou ontem? Contribuiu para o orçamento do seu município! Isso porque as receitas dos governos (federal, estadual e municipal) são compostas por tributos que podem se dividir em: impostos, contribuições especiais, contribuições de melhoria, taxa e empréstimos compulsórios. Se você olhar cuidadosamente uma nota ou cupom fiscal poderá identificar quanto pagou pelos impostos do seu café da manhã.
Após receber sua renda você paga as suas despesas, certo? O governo também! Após realizar a previsão das receitas o governo fixa as despesas, pois é responsável por políticas públicas (saúde, educação, cultura, previdência, saneamento, dentre outras) que garantem nossos direitos. Para isto, precisa adquirir bens, como equipamento de saúde, veículos, realizar obras, pagar os salários dos servidores públicos.
Em seu município, quais são as políticas públicas que melhor atendem as demandas da população? Compartilha com a gente!
A realização do Projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA