No dia 26 de outubro, no Colégio Estadual Manoel Pereira Gonçalves, os comunitários do NEA-BC de Farol de São Tomé realizaram o I Seminário sobre Saneamento Básico – Saúde Humana e Ambiental – que teve como objetivo disseminar o conhecimento sobre essa política pública de suma importância para a qualidade de vida da população e do meio ambiente.
Contamos com as palestras:
Pedro Henrique Bassini e José Arthur Dutra, da empresa Lignum Ambiental Jr, palestraram a respeito do “Saneamento Básico como direto e Cidadania”, trabalharam o conceito de saneamento, seus eixos, os benefícios dessa política pública e como a população deve cobrar do poder público melhoria nos serviços oferecidos.
A palestra “O lixo nosso de cada dia”, ministrada por Mariana Abreu e Glacielen de Souza, do Projeto de Extensão Ciência Pra Gente da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), explicaram meios de reaproveitar e reutilizar o lixo, como por exemplo: a compostagem e reutilização do óleo para a fabricação do sabão.
Na mesa redonda “ Saneamento Básico em Farol: Uma questão de urgência”, formada por Leonardo Mader, representante do PELAG/INEA e pela GGL Claudia Barreto, com mediação da GGL Sara Silva. Foi discutido a importância do saneamento básico para a localidade e a formação da Comissão de saneamento (composta por comunitários, representantes do PELAG e do NEA-BC) afim de ampliar o diálogo com o poder público sobre a necessidade imediata do esgotamento sanitário e melhorias dos outros eixos.
Por fim, os GGL Kaylany, Bruno e João Victor apresentaram as atividades do grupo durante a terceira fase do projeto, de forma lúdica e dinâmica. Sara e Jhones exibiram o mapa da Rota do Esgoto da Vila dos Pescadores, construído pelos integrantes do GGL E a bolsista Adriana expôs os resultados das pesquisas realizadas durante o período da bolsa.
O seminário foi de grande proveito, a comunidade participou ativamente e aprendeu bastante sobre o tema e teve oportunidade de sanar as suas dúvidas, havendo uma rica troca de conhecimentos e aprendizados entre todos os presentes.
O projeto NEA – BC, executado pela Associação Raízes, é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal conduzido pelo IBAMA.