Os membros dos grupos gestores do projeto NEA-BC de Casimiro de Abreu, São João da Barra, Macaé, Araruama e Cabo Frio participaram como delegados da IV Conferência Nacional de Juventude, juntamente com os demais delegados eleitos na etapa estadual do Rio de Janeiro. A IV Conferência Nacional de Juventude aconteceu em dezembro de 2023, após 8 anos sem debater e elencar prioridades nas políticas públicas e juventude, e reuniu mais de dois mil jovens em Brasília.
Durante o evento os jovens representantes do projeto NEA-BC trocaram experiências com outras lideranças, dialogaram com organizações e instituições ligadas à luta por sustentabilidade e acesso à informação, para disseminar os conhecimentos obtidos em seus núcleos operacionais.
Os jovens chegaram à etapa Nacional da Conferência de Juventude após passarem pelas etapas locais e estaduais e uma das propostas apresentadas pela juventude do NEA-BC foi aprovada em plenária: Criar escolas públicas de educação ambiental crítica, comportamental e pragmática em territórios das juventudes em vulnerabilidade social (favelas e povos de comunidade tradicionais e rurais), visando à capacidade política dos jovens de forma gratuita e ao empoderamento das juventudes nos espaços de controle social. Além de priorizar nas equipes destas escolas pessoas formadas e que sejam oriundas destes territórios.
Agora, os membros dos grupos gestores irão acompanhar os desdobramentos da proposta aprovada e continuar ocupando os espaços de discussão de políticas públicas voltadas para a juventude nos municípios e no estado.
A realização do projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, exigido pelo Ibama.