Comunitários do projeto NEA-BC participaram da 5° Conferência Nacional do Meio Ambiente, que teve como tema Emergência Climática: O desafio da transformação ecológica, evento que ocorreu entre os dias 6 e 9 de maio, em Brasília. Estiveram presentes representantes dos municípios de São João da Barra, Carapebus, Quissamã, Rio das Ostras, Araruama e Saquarema, que participaram como delegadas e convidadas.
As etapas municipais, estaduais e as conferências livres realizadas em todo território nacional, deram origem a 2.635 propostas. Para a Conferência Nacional, etapa final do processo de escuta pública e participação social sobre a temática, as proposições foram compiladas em 568, das quais 11 foram elaboradas pelo projeto.
Após as atividades desenvolvidas nos eixos temáticos e grupos de trabalhos, 100 proposições foram elencadas para compor o caderno de propostas da 5ª Conferência e seis foram apresentadas pelos representantes.
Neste processo, a plenária do evento priorizou as dez propostas mais importantes, que subsidiarão a construção da Política Nacional sobre Mudanças do Clima. Deste quantitativo, duas foram elaboradas pelo NEA-BC.
A atuação dos comunitários nas conferências municipais, estadual e nacional, com amplo sucesso na proposição e aprovação de propostas, marca mais uma conquista na trajetória de incidências políticas dos grupos gestores locais, visando gestão ambiental pública participativa e a mitigação dos impactos socioespaciais de maneira ampliada.
A realização do NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo Ibama.