Representantes do projeto NEA-BC de Quissamã tomaram posse como membros titular e suplente no Conselho Municipal de Meio Ambiente. Em reunião, o Grupo Gestor Local avaliou como de suma importância a participação neste espaço de representação, um desejo antigo dos comunitários. Após abertura de edital de chamamento público, o projeto apresentou candidatura e, durante a 5º Reunião Ordinária da atual gestão, realizada no dia 22 de maio, os representantes do projeto foram eleitos por unanimidade e imediatamente empossados para compor o conselho.
A reunião contou com a presença de instituições de diferentes segmentos da sociedade civil e do governo municipal. Além do projeto NEA-BC, representantes de outras quatro instituições também passaram a compor o conselho em cadeiras vacantes.
No encontro, o grupo, já com a nova composição, reformulou o regimento interno, que será publicado em diário oficial e norteará as ações dos conselheiros. Foram apresentados ainda os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos voltados à temática do meio ambiente no município, com o objetivo de produzir uma coleção biológica da Restinga de Jurubatiba, comparar as mudanças na biodiversidade ao longo do tempo e produzir subsídios para o plano de manejo.
O conselho tem caráter consultivo e as reuniões acontecem trimestralmente na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca.
A realização do NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo Ibama.