Propostas relacionadas a projetos de preservação do meio ambiente e saneamento básico em Casimiro de Abreu, especificamente do distrito Barra de São João, foram apresentadas na subprefeitura pela representante do projeto NEA-BC no município, a educadora social Aline Lázaro, no dia 19 de janeiro. .
As propostas foram elaboradas pelos participantes do Fórum Popular, evento realizado pelo Grupo Gestor Local do projeto NEA-BC de Casimiro de Abreu, que debateu a revisão do plano diretor de acordo com a dinâmica atual da cidade. O Grupo propôs a continuidade de projetos de educação ambiental em espaços e escolas públicas, a implementação de coleta seletiva em parceria com os catadores locais, além de tornar a Beira Rio um local de referência de preservação no município.
Representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente Sustentabilidade e Desenvolvimento de Casimiro de Abreu, Vinicius dos Santos e Sulivan Medina, receberam as propostas e informaram que o município dará continuidade ao PROMEA (Programa Municipal de Educação Ambiental) nas escolas e que está previsto a instalação de Pontos de Coleta Voluntária para recolhimento de materiais recicláveis, com o valor da venda dos materiais sendo repassado para ações de causa animal. Quanto à proposta da instalação de uma Estação de tratamento de esgoto que atenda a população de Barra de São João, será necessário um diálogo com a Águas do Rio e sobre as obras de acessibilidade na Beira Rio, a equipe fará um diálogo com a Secretaria Municipal de Obras.
O projeto NEA-BC de Casimiro de Abreu dará continuidade às apresentações de propostas nas demais secretarias responsáveis, de acordo com a temática de cada proposta.
A realização do projeto NEA-BC é uma medida de mitigação, exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.