Para dar sequência as séries que a equipe Navegando na Poesia está criando no período da quarentena, foram iniciadas novas produções em vídeo com o intuito de levar brincadeiras, jogos pedagógicos e musicais para educandas e educandos atendidos pelo projeto, assim como todas e todos que seguem o @navegandonapoesia nas redes sociais e também acompanham as publicações no canal do Youtube (Navegando na Poesia). Para isso, o novo projeto intitulado de “Jogando com as Crianças” teve o primeiro vídeo publicado no último 6 de junho.
Pensando na pausa presencial dos trabalhos realizados pela equipe Navegando nas escolas e numa forma para que as crianças acessem o objetivo das oficinas pedagógicas, a Coordenadora de Projetos, Rachel Carvalho fala da importante utilização das ferramentas tecnológicas para manter a relação entre o projeto e as/os educandas/os.
– Nesse período delicado para todos nós, em especial para as crianças, o universo virtual se consolida a cada dia. Pensar em brincadeiras que estimulem a ludicidade, criatividade e diminua a ansiedade do isolamento traz grandes desafios! Contudo, a equipe do navegando vem se reunindo (virtualmente) para pensar nas ferramentas mais atrativas para as crianças, considerando a experiência diversa dos integrantes da equipe. Neste contexto, temos recebido devolutivas positivas de educadoras e responsáveis das crianças sobre nossas produções. Nossos canais são alternativas para somar nesse novo processo de participação digital das crianças -, explica.
Para Rachel, a importância dos jogos criados para as produções da série “Jogando com as Crianças são ferramentas que estimulam a atenção, o respeito, ajudam no desenvolvimento e fomentam o bem estar e a criatividade. “A integração social também deve ser considerada, pois o contato coletivo, mesmo que na modalidade virtual, potencializa as formas como lidamos com as emoções e frustrações”, pontua.
Atuação do responsáveis na aprendizagem tecnológica
Como algumas crianças, dependendo de suas habilidades e limitações, ainda não tem autonomia para lidar com a tecnologia, a participação dos responsáveis é inevitável e importante na busca por conteúdos que provoque estímulos pedagógicos. “Acredito que os responsáveis podem também ser sujeitos das nossas ações! Buscamos acessar o imaginário das crianças e, muitas vezes, em nossas reuniões de criação, me pego me divertindo e rindo das propostas elaboradas pela equipe, que de forma leve e divertida nos estimula a falar, escrever poesias e valorizar todos os movimentos e falas dos jogos. A adaptação a essa pandemia, tem nos requerido aprender e descobrir novas habilidades e capacidades que perpassam por muitas emoções e incertezas, não tem sido fácil. Esperamos que com os jogos, os responsáveis possam recordar dos encantos da infância e buscamos, despretensiosamente, envolvê-los também nos mares dos afetos e poesias”, concluiu a Coordenadora de Projetos do Navegando na Poesia, Rachel Carvalho.
O Projeto Navegando na Poesia é uma realização da Associação Raízes em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.