No começo de fevereiro, o encontro do Programa de Formação e Desenvolvimento de Lideranças (Pró-Lideranças) do Projeto NEA-BC foi realizado pela primeira vez em Itapemirim, no Espírito Santo, reunindo a comunidade local em uma iniciativa voltada para a educação ambiental e gestão pública.
O programa, que é gratuito e aberto a maiores de 15 anos, acontece nos 17 municípios de atuação do NEA-BC, desde Saquarema-RJ até Piúma-ES. Em Itapemirim, mais de 60 pessoas se pré-inscreveram para participar desta edição, que é a quinta desde a criação do programa em 2009 no estado do Rio de Janeiro.
Durante a atividade, participantes tiveram a oportunidade de discutir temas importantes como Educação Ambiental Crítica, Gestão Ambiental Pública, Impactos da Cadeia Produtiva de Petróleo e Gás, Orçamento Público, Políticas Públicas e Controle Social. O foco desta edição foi a gestão ambiental pública, visando potencializar a participação cidadã na busca por soluções para problemas socioambientais relacionados aos impactos da indústria de petróleo e gás, principalmente na aplicação das receitas petrolíferas.
Os participantes também demonstraram entusiasmo com o Pró-Lideranças. Claudia de Oliveira destacou o impacto positivo do programa: “Eu gostei muito, saí super animada. Eu sou uma pessoa que estava desanimada com a política daqui. Querendo ou não, tudo é política, então a gente sai daqui com esse pensamento de que as coisas podem sim melhorar através das nossas mãos”.
Eyshila Sant’Ana, participante e bolsista do projeto NEA-BC de Itapemirim, ressaltou a relevância do programa para sua formação acadêmica: “Eu gostei desde quando vi o edital da bolsa, porque complementa muito com a faculdade que estou fazendo. Para mim, está sendo muito bom, pois realmente complementa com o que quero seguir”.
O primeiro encontro teve uma abordagem dinâmica, lúdica e interativa, com o tema “Mochila nas costas e mapa na mão! Vamos começar a nossa expedição do petróleo à sociedade”.
Para Vinícius, um dos participantes, a interação do grupo foi um dos pontos altos da atividade, destacando a importância de programas como este para renovar os ânimos dos jovens na busca por melhorias para Itapemirim. Já Carlos Caprini elogiou a diversidade do grupo e a troca de experiências como fatores que enriqueceram o debate.
Já na atividade coletiva foram divididos em grupos de trabalho para discutir questões locais. Entre os problemas levantados, destacaram-se a “falta de uma reserva dos recursos dos royalties e participações especiais” e a “necessidade de investir na diversidade econômica”. Evandro, um dos participantes, considerou as ideias apresentadas como essenciais para o desenvolvimento do município.
A comunidade inscrita se comprometeu a trabalhar ao longo do programa para garantir que os recursos petrolíferos sejam destinados a diversificar a economia local, especialmente nas áreas de turismo, agricultura familiar, pesca, emprego e renda.
Com esta primeira edição em Itapemirim, o Pró-Lideranças reforça seu compromisso de capacitar lideranças comunitárias e fortalecer o engajamento social na busca por soluções sustentáveis.
O projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo Ibama.




