A equipe realizou uma apresentação sobre AS POLÍTICAS PÚBLICAS COMO CAMINHOS PARA A VIVÊNCIA SENSÍVEL E ESTÉTICA NA ESCOLA: A metodologia do projeto Navegando na Poesia.
A equipe do Projeto Navegando na Poesia, composta pelos estagiários Caio Omar Freire Quintanilha e Amanda Mendes Ferreira, a educadora Síntyque Lemos de Morais Servulo e a coordenadora de educação Tatiany da Silva Arêas, participou do evento ENLETRARTE (Encontro Nacional de Professores de Letras e Artes), que aconteceu no Instituto Federal Fluminense (IFF) nos dias 15, 16 e 17 de agosto.
Os integrantes apresentaram o Navegando na Poesia e sua metodologia, estabelecendo uma comunicação oral com o tema AS POLÍTICAS PÚBLICAS COMO CAMINHOS PARA A VIVÊNCIA SENSÍVEL E ESTÉTICA NA ESCOLA: A metodologia do projeto Navegando na Poesia. e compartilharam um olhar sobre o programa de estágio oferecido pelo projeto, no qual a abordagem é diferenciada e adaptada para os estudantes trocarem experiências, expectativas e vivências sobre o ambiente de ensino-aprendizagem durante o período em que atuam nas escolas. Segundo as palavras de Síntyque Lemos:
“Nos baseamos na nossa experiência de estágio para analisar as metodologias do projeto Navegando na Poesia a partir da perspectiva do desenvolvimento da experiência sensível e estética.
Apresentamos a estrutura do projeto e seu objetivo principal – incentivar a leitura e a escrita; a estrutura das oficinas e as referências utilizadas no planejamento – teorias de Viola Spolin e sua sistematização de jogos teatrais, Augusto Boal, Nelly Novaes Coelho, Manuel de Barros e, essencialmente Paulo Freire; e o estágio como nosso ponto de encontro e o que encontramos no estágio – seriedade na supervisão e acompanhamento das nossas atividades e dúvidas, acolhimento das nossas ideias e iniciativas e o constante diálogo e compartilhamento de experiências com os educadores e a equipe gestora.
Concluímos então que o Navegando na Poesia está alinhado com as políticas públicas de educação, auxiliando na efetivação de direitos à educação em escolas em contextos de vulnerabilidade social e contribuindo na formação de profissionais e futuros profissionais na construção de sua identidade docente”.
Após as apresentações, todos os participantes compartilharam suas impressões sobre os conteúdos e conversaram sobre o formato da escola na atualidade e como introduzir novas práticas para os estudantes nesses ambientes.
O projeto Navegando na Poesia com a parceria da Petrobras contribui para a formação dos seus profissionais em todos os âmbitos e fases da vida e visa a transformação da educação brasileira.