A mais nova publicação do projeto NEA-BC, está disponível no site da Associação Raízes “O Atlas dos Impactos da Indústria do Petróleo e Gás”. Esse é o segundo atlas sobre a temática elaborado pela equipe de pesquisa social e gerência do projeto. Dessa vez, a pesquisa tem foco nos impactos relacionados aos municípios de Itapemirim, Marataízes, Piúma e Presidente Kennedy, no Espírito Santo.
Com uma linguagem de fácil acesso, o material traz a análise de indicadores, mapas temáticos, documentos técnicos, para a abordagem de impactos centrais relacionados à dependência financeira de royalties do petróleo, pressão sobre a infraestrutura urbana, densidade demográfica e uso e ocupação do solo.
A pesquisa também investigou de que forma a população percebe a presença da indústria do petróleo em seus municípios, avaliando desde a produção e arrecadação de royalties até os impactos diretos e indiretos no cotidiano das comunidades.
O resultado desse levantamento, reunido no Atlas, apresenta uma síntese da realidade local ao longo dos anos, marcada pelas transformações trazidas pela cadeia petrolífera em diferentes dimensões sociais, econômicas e territoriais. O material é a continuidade de um trabalho realizado pela Associação Raízes, na busca por conhecer as realidades dos municípios em que atua.
A realização do NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo Ibama.



