O grupo gestor local do projeto NEA-BC em Saquarema, em articulação com o Subcomitê de Lagoa de Saquarema, participou da Visita Técnica aos corpos hídricos de Vilatur, balneário pertencente ao Parque Estadual Costa do Sol (PECS) no dia 24 de maio de 2022. O subcomitê integra o Comitê de Bacias Hidrográficas Lagos São João (CBHLSJ). O objetivo desta visita foi a verificação de pontos de esgoto irregulares e coleta de água para análise da qualidade das Lagoas de Jacarepiá e Vermelha, assim como a investigação de denúncias e problemáticas ambientais no Parque Estadual Costa do Sol (PECS).
A atividade contou com a presença da Comissão de Defesa de Meio Ambiente (CDMA) da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), do Comando Especial de Polícia Ambiental (CEPAM), do Instituto Estadual de Meio Ambiente (INEA) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA). Outras instituições da sociedade civil organizada também participaram da visita.
A presença do coordenador da CDMA, Gérard Sardo, e das outras entidades públicas foi essencial para conhecimento dos problemas ambientais nessa importante unidade de conservação que tem suas areias da praia invadidas por veículos automotores, extração mineral ilegal, lixo nas áreas verdes, desflorestamento, falta de sinalização e atropelamento dos animais na estrada dos Cajueiros.
A visita destaca a iniciativa de proteção e recuperação da Lagoa Vermelha que é Patrimônio Natural, Geológico e Científico do município de Saquarema e abriga espécies ameaçadas de extinção e endêmicas, além da lagoa de Jacarepiá que é a única de água doce numa região onde as lagoas são de águas salobras ou salinas.
O INEA, por meio da Superintendência Lago São João (SUPLAJ), realizou a coleta de amostra da Lagoa de Jacarepiá e do canal que passa do lado da Lagoa Vermelha para análise da qualidade físico-química da água. A CDMA, levantou um relatório dos principais problemas encontrados e encaminhou diversos ofícios à Prefeitura do município, à SEMMA, ao INEA e à Concessionária Águas de Juturnaíba relatando as agressões ambientais encontradas e solicitando a solução delas nesta área de proteção e patrimônio histórico-natural de Saquarema.
Todas as entidades participantes desta atividade, simbolicamente, abraçaram mais uma vez os ecossistemas de vital importância para a região que se mantém linda sobre os cuidados e lutas incessantes da Associação de moradores e amigos da Lagoa (AMILA) com os olhos e amor incansável de José Vicente Martorano, que foi guia do grupo nessa busca incansável pela conservação ambiental.
A realização do projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA.