No dia 7 de maio, o grupo do NEA-BC em São João da Barra se reuniu para discutir melhorias de políticas públicas para os sanjoanenses e elaborou 18 propostas para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2025 para diversos segmentos, como: saúde, meio ambiente, obras e serviços e educação.
Uma das propostas do grupo, foi a instalação de teto verde nos abrigos de ônibus do município. A estrutura, ecologicamente viável, diminui a temperatura para aqueles que utilizam o transporte público. Além disso, mapeou a troca de toda rede elétrica das escolas municipais, para que as salas de aula possam ser climatizadas, o que dará mais conforto aos estudantes, aumentando o rendimento escolar.
Outra proposta, a construção de um sistema de drenagem para todo município, com a finalidade de captar a água da chuva evitando alagamentos, enchentes e perdas agrícolas, principalmente no Açu, que tem sofrido com as enchentes que vão de encontro com a erosão do mar.
O grupo também indicou a construção de um centro de desenvolvimento esportivo, como uma Vila Olímpica, com atividades que beneficiariam desde os iniciantes no esporte, até o treinamento daqueles com modalidades específicas. A ideia é a inserção de crianças e jovens na prática regular de atividades físicas no município e no Açu. Todas as propostas serão entregues à Câmara de Vereadores ainda no primeiro semestre de 2024.
Para conhecer esta e outros trabalhos desenvolvidos pelo NEA-BC em São João da Barra e fazer parte deste projeto, que trabalha por uma sociedade mais justa e sustentável, entre em contato por meio do número (22)99886-9098 ou faça uma visita no Núcleo Operacional, que está localizado na Rua do Rosário, 630, Centro, São João da Barra (atrás da Praça Municipal São Pedro).
A realização do projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo Ibama.