O Grupo Gestor Local de São Francisco de Itabapoana, juntamente com o Coletivo Jovem em Conexão Ambiental do projeto REMA, representantes do transporte alternativo municipal e intermunicipal, representantes dos motoristas de táxi, presidentes de associações de moradores, dentre outros munícipes estiveram participando da 1ª Audiência Pública para a Elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, na Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana.
⚠Vale ressaltar que mais uma vez a audiência não foi amplamente divulgada com antecedência (as informações saíram na mídia na véspera do evento), o que impede que a população entenda a importância de estar inserida nos processos e deliberações referentes ao plano de mobilidade urbana.
O Assistente de Mobilização e Logística, Victor Carvalho afirmou que “o transporte é direito social garantido pelo Art. 6º da Constituição, sendo assim, não pode visar somente o lucro que será obtido com o serviço prestado, e precisa ser seguro, acessível economicamente, frequente e que atenda a todos. Sugiro que sejam realizadas consultas públicas nas principais localidades”, o que foi imediatamente respondido pelo Poder Público como sendo inviável.
A Técnica de Campo do NEA-BC, Luísa Marques, ponderou então sobre a possibilidade de que, em vez de se realizar as consultas
locais, os ônibus fossem disponibilizados para todos os munícipes que não tivessem condições de chegar ao local da audiência.
A construção do plano está prevista para acontecer em três audiências públicas, mas nenhuma data foi marcada para as próximas. Nós do NEA-BC, Grupo Gestor Local de São Francisco de Itabapoana, continuaremos acompanhando e participando da elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana.
Se você se interessou e quer saber mais, venha nos conhecer!
➡ Rua: José Luiz Freitas, 19 – Centro