O Grupo Gestor Local do projeto NEA-BC de Quissamã participou da audiência pública      sobre a construção da Usina Termelétrica da empresa ALUPAR nos municípios de Quissamã e Campos dos Goytacazes.

O evento aconteceu recentemente no auditório da Prefeitura de Quissamã, onde estavam presentes os representantes da Coordenação de Licenciamento Ambiental de Energia Nuclear, Térmica, Eólica e Outras Fontes Alternativas – CENEF do órgão fiscalizador, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), representantes da empresa Alupar (empreendedora), representantes da Ambientare Soluções Ambientais (consultoria ambiental), membros da sociedade civil e o poder público local.

Durante a audiência, os representantes da Alupar contextualizaram sobre a empresa, o empreendimento UTE Barra do Furado e suas estruturas associadas: linha de transmissão, gasoduto, adutora e emissário de água. Eles também      apresentaram o cronograma do projeto com previsão de conclusão das obras de instalação para 2028.

A apresentação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) foi realizada pelas representantes da empresa de consultoria ambiental, Ambientare. Foram expostos o rito legal do processo de licenciamento ambiental, a metodologia de trabalho, a localização do empreendimento e suas estruturas associadas. As alternativas locacionais consideraram três alternativas que possuíam a zona costeira em comum. De acordo com a equipe da consultoria, a alternativa dois, que prevê a captação e lançamento de efluentes no mar foi escolhida pelo empreendedor devido à redução de impactos ambientais. Os mangues foram desconsiderados por não possuírem mais característica de mangue.            .

No total, foram identificados 23 impactos (20 negativos e positivos), sendo dez relativos ao meio socioeconômico, seis do meio físico e sete do meio biótico (fauna e flora), conforme tabela abaixo retirada do Estudo de Impacto Ambiental (EIA), página 55:


Os representantes do Projeto NEA-BC questionaram algumas informações dos estudos ambientais apresentados e enviaram um ofício ao Ibama com 12 perguntas e considerações referentes ao empreendimento. Agora, o grupo gestor local do NEA-BC de Quissamã aguarda a resposta do ofício e vai continuar acompanhando todo o decorrer deste processo de implementação do empreendimento.

Mais informações podem ser consultadas em https://www.utebarradofurado.com.br/

          A realização do projeto NEA-BC é uma medida de mitigação, exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA. 

Respostas de 2

  1. Sou supervisor de caldeiraria e tubulação, estou querendo saber, guando vai ser o início da obra da termoelétrica em barra do furado quissamã-rj.
    Abraço: Valdeir

    1. Prezado Valdeir, em primeiro lugar, agradecemos o seu contato. Para o senhor obter informações mais precisas sobre o andamento do projeto da Termelétrica, a empresa responsável disponibilizou à população o telefone 0800 799 9812. Também há uma página na internet com algumas informações e documentos disponíveis, caso precise de mais dados https://www.utebarradofurado.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *