No final de março, o Grupo Gestor Local (GGL) do projeto NEA-BC de Marataízes participou de um intercâmbio de aprendizagem na Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), em Macaé, no Rio de Janeiro.
A atividade teve como foco a oferta de ensino superior municipal presencial, considerada uma prioridade para o avanço das ações do projeto na cidade. Durante o intercâmbio, o grupo teve a oportunidade de conhecer de perto uma referência nessa modalidade de municipalização do ensino superior, trazendo insights valiosos para avaliar a viabilidade de implementação desse modelo em Marataízes.
A proposta do GGL visa impulsionar a economia local, reduzir a migração de jovens para outras cidades em busca de formação acadêmica e fomentar o desenvolvimento territorial. Além disso, a iniciativa pode garantir mão de obra qualificada para atender às futuras demandas do mercado, especialmente com a chegada do Porto Central. A estrutura necessária para a oferta de ensino superior municipal também tem o potencial de aquecer setores como comércio, serviços e habitação.
Para os integrantes do grupo, a participação no intercâmbio foi fundamental para fortalecer a proposta. Segundo um dos membros do GGL de Marataízes, a experiência trouxe novas perspectivas e reforçou a importância do ensino superior municipal como um vetor estratégico de desenvolvimento, conforme o relato abaixo:
“Eu, Fabrício Guedes, tive a incrível oportunidade de participar do intercâmbio da FeMASS, uma experiência que agregou muito conhecimento e aprendizado à minha vida. Sou grato por fazer parte desse projeto que tanto gosto e estou motivado a contribuir para a sociedade junto a ele. Foi uma experiência muito boa, gostei bastante, pelo conhecimento adquirido, e fez meu interesse por políticas públicas aumentar.”
A realização do NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo Ibama.