Dando mais um passo à Trilha da Cidadania, que vem sendo realizada nos municípios de atuação do Espírito Santo, o projeto NEA-BC de Itapemirim dialogou com a população local na semana passada, na Praça Carlo Bianchi Nicola, em Itapemirim – ES.
A Trilha da Cidadania, por meio de um circuito de atividades, tem como objetivo mobilizar e construir conhecimentos com as comunidades, apresentando os impactos socioeconômicos da indústria do petróleo e gás natural, com foco nas rendas petrolíferas e com a finalidade de propor melhorias das políticas públicas para o município.
As atividades proporcionaram reflexões sobre esses impactos e troca de conhecimento entre a equipe do projeto NEA-BC e a população local. Os participantes interagiram, debateram, participaram das atividades e trouxeram relatos sobre as problemáticas vivenciadas no dia a dia, principalmente, nos seguintes setores: saúde, educação, emprego e renda, segurança pública, saneamento e transporte. Para os participantes, o recurso dos royalties poderia ser utilizado nessas políticas públicas.
A realização do NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo Ibama.