O grupo gestor local de Cabo Frio, representado pelas comunitárias Margarida e Manuela, participou do 1º Fórum Regional de Saneamento Básico, realizado pela Agência de Desenvolvimento Regional da Região dos Lagos (ADR Lagos) no Hotel Atlântico, em Búzios. O evento reuniu representantes do poder público, setor privado e sociedade civil, para discutir os desafios e propor soluções para o saneamento na Região dos Lagos.
Durante o encontro, foram apresentadas análises sobre a realidade do saneamento regional, com destaque para os municípios atendidos pelas concessionárias Prolagos e Águas de Juturnaíba, além da necessidade de atualização das legislações locais. As discussões reforçaram a importância da integração entre saneamento, meio ambiente e educação, e a coleta de dados para uma gestão mais eficiente.
A programação contou com a participação de representantes da AGENERSA, Sebrae, do Programa de Saneamento Ambiental (Psam) e de especialistas como Leandro Gomes, do Instituto Espinhaço e Luiz Firmino, que relembraram experiências bem-sucedidas de gestão participativa, como o Consórcio da Bacia do Rio São João.
As comunitárias relataram desafios locais, como problemas de esgoto e a necessidade de fiscalização e conscientização. O evento destacou ainda a importância da elaboração de um plano regional de saneamento básico e o compromisso com o cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Para Margarida esse encontro foi um momento muito importante. “Precisamos informar as pessoas para que possam entender a realidade e os desafios do saneamento básico na nossa região, pois não existe dignidade e qualidade de vida sem saneamento”, afirmou a comunitária.
Encerrando o encontro, o presidente da ADR Lagos, Ricardo Guadagnin, propôs a criação de um fórum permanente de saneamento, com apoio dos municípios, para garantir a continuidade das discussões e fortalecer ações voltadas à qualidade de vida e à sustentabilidade regional.
A realização desse projeto é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.
