O Grupo Gestor Local do projeto NEA-BC de Cabo Frio, se organizou e marcou presença com dez comunitários na 1ª Conferência Municipal da Cidade , um desdobramento da 6ª Conferência Nacional das Cidades, do Ministério das Cidades. O tema deste ano foi Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: rumo a cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e socialmente justas.
A conferência, realizada no dia 3 de julho, foi a oportunidade que permitiu ao grupo apresentar cinco propostas, das quais, duas foram aprovadas na íntegra:
1) Promoção de ações de educação ambiental para os estudantes da rede de ensino fundamental e médio (pública e privada), como também para seus respectivos responsáveis e;
2) Criação de cooperativas de reciclagem (apoio administrativo e financeiro para cooperativas de reciclagem já existentes – exemplo a Cooperativa de Materiais Recicláveis – COOPERBEN).
O grupo ainda contribuiu com uma proposta, a qual foi reformulada e aprovada com as contribuições dos demais participantes, a saber: elaborar um diagnóstico territorial digital, com base no cadastro territorial multifinalitário e nas informações fornecidas pelas associações de moradores e pela assistência social, visando compreender o parcelamento urbano.
De acordo com a comunitária Josiane de Souza, o grupo se posicionou muito bem durante toda a conferência e foi perceptível a falta de mais participação da sociedade civil, de disponibilização e aprovação do regimento interno e de um certificado para os participantes.
Além disso, duas comunitárias, Margarida Alves e Joyce Rosa, foram eleitas como delegadas para representar o projeto NEA-BC na etapa Estadual da Conferência das Cidades.
A realização do projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo Ibama.