Entrevista com o Secretário de Saúde de Arraial do Cabo, Antônio Carlos de Oliveira:
NEA-BC: Qual a importância da Vll Conferência de Saúde de Arraial do Cabo?
Antônio Carlos: As conferências de um modo geral são super importantes. E essa conferência em específico é boa porque ela vai nos dar diretrizes para a gente estar próximo da população, para ouvir os reclamos, as necessidades e algumas ideias, para que a gente possa estar valorizando o ser humano, o morador da nossa cidade, aqueles que nos visitam para a gente tentar, de qualquer forma, dar uma saúde de qualidade. Então é muito importante as conferências, não só as municipais, as estaduais e federais são muito importantes.
NEA-BC: Qual o papel da secretaria na promoção da saúde?
Antônio Carlos: A Secretaria de Saúde é fundamental por que cuida daquilo que é mais precioso que o ser humano tem: a vida. E de nada adianta, por melhor que seja o secretário, se não tivermos uma boa equipe, bons funcionários que entendam que na saúde precisamos ter acima de tudo humanização, que é cuidar do cidadão como se fosse um parente seu, um pai, um filho, etc. Esse é o espírito que temos procurado colocar aqui na Secretaria de Saúde, no nosso hospital, nos nossos postos, onde atendemos nos distritos.
NEA-BC: Quais os investimentos e ações previstas para a saúde do município nos próximos anos?
Antônio Carlos: Fizemos um planejamento. Encontramos a saúde de Arraial do Cabo muito deficiente por que se acostumou a ter bastante recurso, que são os royalties, então não foi trabalhada a atenção básica, que é fundamental para que se faça uma saúde de qualidade. O hospital é importante com certeza, mas ele cuida da doença já concretizada e precisamos investir principalmente na saúde preventiva e é isso o que nós temos feito. Nós estamos atualmente cuidando da aparência do hospital, que está a 20 anos sem manutenção e isso deixa muito a desejar, mas eu não podia priorizar a questão da manutenção do hospital em detrimento daquilo que é mais importante, que é ter uma equipe de qualidade, com médicos e ambulatório funcionando. No início de maio abriremos licitação para que possamos fazer as obras necessárias para o hospital e dar uma saúde de qualidade melhor para os nossos munícipes e também aos que os visitam, os quais chamamos de “ amigos de Arraial do Cabo”. Faremos mais investimentos, colocaremos mais duas maquinas de diálise para estarem na UPG, pois vai ajudar a salvar muitas vidas. Vamos melhorar e procurar atender na questão da locomoção, melhorando nosso atendimento com ambulâncias mais bem aparelhadas e já compramos diversos equipamentos. Já temos 25 camas novas para colocar na nossa clínica médica após as obras. Tenho certeza que conseguiremos fazer uma saúde de qualidade no nosso município.
NEA-BC: Qual legado o senhor quer deixar no município após seu mandato?
Antônio Carlos: Eu quero primeiramente deixar um município que entenda que o mais importante é o atendimento. Ninguém vai a um hospital por que admira, mas por que precisa. Então acima de tudo temos conscientizado a equipe sobre a importância de tratar a pessoa com a maior humanidade possível. Esse é o legado que vou deixar, além de um hospital que já posso dizer que nosso índice de infecção é praticamente zero. Quero deixar um hospital que possa atender a nossa população e aqueles que nos visitam e saiam daqui satisfeitos.
NEA-BC: O que o senhor diria que é importante em debater saúde quando se pensa também em saneamento básico?
Antônio Carlos:: Nós temos algumas dificuldades aqui, pois muitas pessoas não entendem ou não procuram entender que, embora o saneamento esteja na pasta de obras, entendo que saneamento básico é acima de tudo uma questão de saúde. Então é fundamental que tenhamos principalmente nos distritos. E é uma atenção especial do prefeito Renatinho Viana, que o segundo distrito ficou abandonado por muitos anos, então é preciso que rapidamente este evolua, tenha saneamento básico, a qualidade da água seja boa, pois é possível evitar muitas doenças se tivermos um saneamento básico de qualidade para atender a nossa população e eu torno a dizer: O importante é dar uma melhor qualidade de vida para a população através da saúde.