O Núcleo Operacional do projeto NEA-BC de Armação dos Búzios, em parceria com o Fórum das Entidades Civis de Armação dos Búzios (FECAB), recebeu Celso Haddad, presidente da Empresa Pública de Transportes (EPT) de Maricá, para uma Roda de Conversa sobre Mobilidade Urbana e Tarifa Zero.
Durante o encontro, que contou com ampla participação da sociedade civil buziana, Haddad compartilhou os sucessos e desafios de realizar um projeto essencial para o acesso da população a todos os espaços da cidade e, ainda, sobre o processo de implementação dos ônibus de tarifa zero, que completou 10 anos, em 2024.
Na roda de conversa, o palestrante destacou de que políticas públicas voltadas para a mobilidade urbana permitem a melhoria na qualidade de vida e de saúde da comunidade, não só pela tarifa zero no transporte público, mas também pelo sistema gratuito de bicicletas compartilhadas, conhecidas em Maricá como vermelhinhas, que existe desde 2021.
Para o Grupo Gestor Local de Búzios, esta experiência de formação aberta à comunidade trouxe a reflexão sobre como a vontade política e a participação social, são essenciais para garantir que a população usufrua de seu direito à cultura, ao esporte, ao lazer e a outros serviços públicos. Além disso, o livre acesso à mobilidade urbana contribui para o desenvolvimento de cidades sustentáveis e o fortalecimento da economia local.
O projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo Ibama.