Integrantes do NEA-BC de Búzios realizaram uma visita técnica ao aterro sanitário Dois Arcos, em São Pedro da Aldeia, no dia 21 de outubro. A atividade teve como objetivo entender como funciona o trabalho da destinação ambientalmente adequada de resíduos sólidos na Região dos Lagos, além de conhecer quais são os procedimentos técnicos adotados para que o lençol freático da área do aterro, atualmente com 70 hectares de extensão, não seja contaminado.
Durante a visita, os participantes puderam acompanhar como ocorre o processo de abertura e preparação de áreas para a formação de novos taludes onde os resíduos coletados de oito cidades da região dos lagos são soterrados sobre mantas impermeáveis que impedem a infiltração de chorume no lençol freático. Segundo o técnico que acompanhou a visita, (sabe o nome dele?), a previsão é que a preparação de uma área para a preparação de novos taludes tenha início a partir de janeiro de 2024.
O grupo também conheceu o ciclo de tratamento do líquido chorume captado e direcionado para a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE. O processo é realizado por uma empresa terceirizada, que reutiliza o líquido no processo de estabilização do solo dos taludes e na rega da vegetação auxiliar.
Além disso, os visitantes entenderam como funciona o processo de captação e tratamento do biogás no aterro, com objetivo de reduzir sua emissão para a atmosfera, para posterior venda à postos de combustível como Gás Natural Veicular – GNV, assim como o tratamento de resíduos hospitalares.
A realização do projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.