Os integrantes do projeto NEA-BC participaram da 1ª Conferência Municipal da cidade de Araruama, que teve como tema “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para Cidades Inclusivas, Democráticas, Sustentáveis e com Justiça Social”.O evento aconteceu no início de junho.

    Desde 2024 o grupo vinha solicitando, via ofício, a realização da conferência no município. Com a ampliação do prazo pelo governo do estado em 2025, o grupo retomou a solicitação e realizou o acompanhamento de seu chamamento, participando de forma qualitativa de sua execução.

Durante a conferência, os comunitários do projeto contribuíram na mediação de dois eixos temáticos: Eixo 2 – Gestão Estratégica e Financiamento e Eixo 3 – Grandes Temas Transversais: Sustentabilidade ambiental e emergências climáticas; Transformação digital e território, Segurança pública e o enfrentamento do controle armado dos territórios populares. O grupo apresentou diversas propostas para o município e elegeu as seguintes para a 6ª Conferência Estadual das Cidades: 

Ainda como resultado, a GGL Lidiane Maria foi eleita como representante da Associação Raízes para a etapa estadual, sua suplente indicada pelo projeto em Araruama será a GGL Vera Fiore.

O projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal conduzido pelo Ibama.

Uma resposta

  1. Parabenizo a todos os envolvidos na realização da 1ª Conferência Municipal das Cidades de Araruama. A participação ativa do NEA-BC reforça o compromisso da sociedade civil com a construção de políticas públicas inclusivas e sustentáveis. As propostas apresentadas, como a criação de um plano de arborização urbana e a mudança no modelo tarifário da água, são urgentes e necessárias para promover justiça social e ambiental em nosso município. Desejo sucesso à representação eleita na etapa estadual e que as vozes das comunidades continuem sendo ouvidas e respeitadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *