Nos dias 21 e 22 de maio, a equipe técnica do projeto NEA-BC que está em atuação no Espírito Santo participou de uma capacitação para adaptar a metodologia aplicada no projeto aos quatro municípios de abrangência no estado. Os conceitos difundidos envolveram diversas áreas do conhecimento, entre elas, a filosofia, pedagogia, sociologia, antropologia e outras que formam a base da educação ambiental crítica.
Durante a capacitação , as gerentes Sandra Miscali (executiva) e Fabiana Arruda (educação) apresentaram meios para a construção coletiva e aplicação em situações reais, baseando-se nos métodos de Paulo Freire para a difusão dos conceitos. Na atividade, grupos foram criados para desenvolverem os temas e debaterem sobre os impactos da cadeia produtiva da indústria de petróleo e gás nos municípios de atuação. O encontro chegou ao fim consolidando o conteúdo debatido em materiais de exposição e apresentação dos grupos. Os conceitos foram sintetizados e transformados em ações no planejamento de atividades na V Fase nos municípios de Marataízes, Presidente Kennedy, Piúma e Itapemirim.
O projeto NEA-BC, realizado pela Associação Raízes, é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.