Numa iniciativa voltada à aproximação da sociedade civil, o projeto Navegando na Poesia participou da comemoração pelos 85 anos da Academia Campista de Letras (ACL). O evento aconteceu na noite da última sexta-feira (21), na sede da entidade, situada no Jardim São Benedito, em Campos dos Goytacazes.
— O convite partiu do presidente da ACL, Ronaldo Junior, que tem feito uma gestão voltada à consolidação e ao surgimento de parcerias com instituições e projetos vinculados à cultura — explica o comunicador social do Navegando na Poesia, Matheus Berriel. — Para nós, foi uma grande oportunidade de apresentar o projeto a intelectuais campistas. Entendemos que essa aproximação com a sociedade civil é extremamente relevante, especialmente quando falamos de uma entidade como a ACL, com longo histórico de atuação na produção e na difusão literária — complementa.
Tendo como ponto alto a entrega da comenda da ACL aos acadêmicos, o evento também contou com apresentação da centenária Sociedade Musical Lyra de Apollo. Um coquetel fechou a noite, marcada ainda por momentos de interação entre os representantes das instituições presentes. Por parte do Navegando na Poesia, houve distribuição de livros aos acadêmicos, inclusive presenteando a ACL com um kit de livros de poesia feitos por educandos na primeira edição do projeto, de 2018 a 2021.
— Foi emocionante assistir à Lyra de Apollo, que se apresentou de forma brilhante, e também prestigiar a entrega de uma comenda a escritores que fazem da ACL uma academia pujante, com alegria e satisfação de estar contemplando a poesia — destaca Alcimere Siqueira, uma das coordenadoras pedagógicas do Navegando na Poesia. — O projeto foi muito valorizado pelos acadêmicos e recebido com portas abertas para novas parcerias. Estamos idealizando um evento na ACL com a presença de escolas, como sugerido por acadêmicos e pelo presidente Ronaldo Junior, que nos recebeu muito bem — finaliza.
Além de Matheus Berriel e Alcimere Siqueira, a Caravana Navegando também foi composta por Matheus Adolfo, Fabiano Domingues, Helena Ferreira, Gabe Caldas e Conrado Pereira, estes educadores e estagiários do projeto.
Desenvolvido pela Associação Raízes, o Navegando na Poesia recebe o apoio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Essa parceria possibilita a atuação em 43 escolas públicas de toda a Bacia de Campos, promovendo oficinas e eventos literários, como forma de difundir a literatura em todos os ambientes.