A caravana do Navegando na Poesia desembarcou em Macaé na última terça-feira (04/06). A convite da Petrobras, o projeto participou da Semana do Meio Ambiente, levando muita poesia e contação de histórias a funcionários da estatal, instigados a participar ativamente da atividade e a refletir sobre a importância do tema. A ação aconteceu no Terminal de Cabiúnas, mesclando conscientização ambiental e difusão literária.
Durante mais de duas horas, parte da equipe do Navegando na Poesia promoveu uma espécie de tour interativo. Quem chegava ao local do evento era convidado a passar por seis estações, voltadas à imersão ao tema, ao despertar para a criatividade, à produção de poesias e ao conhecimento do projeto. Após momentos de preparação corporal e mental, os trabalhadores foram estimulados a criar as suas próprias poesias.
— Inicialmente, a gente não tinha um material propriamente voltado à Semana do Meio Ambiente. Mas, a bióloga Denise Amorim nos convidou e disse que poderíamos implementar a nossa metodologia e relacioná-la ao tema. Então, pensamos nessa ideia das estações. O intuito não foi ser apenas algo expositivo, mas sim estações interativas, para que os trabalhadores da Petrobras pudessem estar envolvidos nas atividades, como acontece em cada oficina com nossas crianças — explica a coordenadora do Navegando na Poesia, Swellen Mendonça.
Na prática, o que se pôde perceber foram momentos de descontração dos trabalhadores, mergulhando no universo da literatura e da preservação ambiental de forma leve e instigante. Ao final, os participantes ainda receberam materiais do Navegando, como marca-páginas e livros de poesias feitos por educandos na primeira edição do projeto.
— Por mais que o nosso projeto seja voltado às escolas, entendemos que é muito importante que os trabalhadores da Petrobras e a sociedade conheçam um pouco do que a Petrobras faz na parte de relacionamento comunitário e responsabilidade social — destaca Swellen Mendonça.
Desenvolvido pela Associação Raízes, o Navegando na Poesia recebe o apoio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Essa parceria possibilita a atuação em 43 escolas públicas de toda a Bacia de Campos, promovendo oficinas e eventos literários, como forma de difundir a literatura em todos os ambientes.