No dia 16 de dezembro os comunitários de Quissamã e a equipe técnica participaram do IV Fórum da Sociedade Civil de Quissamã. O evento contou com a transmissão pelo Google Meet e presencialmente, todas as medidas de segurança contra o Covid-19 foram realizadas.
O objetivo do encontro foi eleger os representantes da sociedade civil para compor os Conselhos de Direitos ligados à Assistência Social, sendo eles: Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho dos Direitos da Mulher, Conselho do Direito da Pessoa Idosa, Conselho da Juventude e Conselho de Habitação. Também teve a finalidade da criação do Conselho da Mulher e de Habitação.
Ocorreu uma palestra realizada pela convidada Natália Soares Ribeiro, assistente social, abordando assuntos sobre direitos e participação social. Esteve presente no local a Secretária Municipal de Assistência Social, Tânia Regina.
Após as falas, foi iniciada a votação para composição dos conselhos. O Projeto NEA-BC, representado pela Associação Raízes, conquistou a vaga no Conselho Municipal de Juventude, mediante votos e aprovação de todos.
Já no dia 18 de dezembro o Grupo Gestor Local (GGL) do Projeto NEA-BC de Quissamã também participou da audiência pública visando à reativação e composição do CONQUISS (Conselho Municipal de Urbanismo de Quissamã). Na ocasião, o palestrante Márcio Melo, arquiteto e funcionário público, falou sobre o referido espaço colegiado, o seu histórico, as suas atribuições e a sua composição. Além do evento ser presencial, estava sendo transmitido pelo Google Meet.
O Projeto NEA-BC, representado pela Associação Raízes, conquistou a sua vaga no Conselho Municipal de Urbanismo, mediante aprovação de todos os presentes. As próximas etapas serão voltadas para as reuniões do conselho, que irão deliberar questões da revisão do Plano Diretor do município.
O GGL de Quissamã segue firme, participando das ações do poder público e exercendo os seus deveres.
A realização do Projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA