Para animar e divertir as educandas e os educandos nas escolas, a equipe do Navegando na Poesia se reuniu em diversas ocasiões, durante seis meses, para preparar o jogo pedagógico que será distribuído nas escolas contempladas pelo projeto, que tem parceria Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
O jogo intitulado como “Vamos brincar de Poesia?” visa estimular a criatividade e a concentração dos/as pequenos/as para que possam desenvolver novas habilidades, conhecer e trabalhar as emoções e descobrir uma forma diferente de se conectar com o universo lúdico da poesia.
Para iniciar é necessário formar os grupos, de no máximo seis. Cada grupo precisa ter no mínimo duas pessoas, porque acontece interação entre os personagens do grupo e também de um grupo com o outro.
Para o educador Bruno Rocha, a importância do jogo está muito além da diversão. A dinâmica é diferenciada, levando os/as participantes a um contentamento diverso.
“O jogo tem a ver com o trabalho em equipe, com estimular as ideias, às diferenças e a expressão corporal. Acredito que o formato leva ao desafio saudável, onde a competição não está acima de tudo”, lembrou o educador.
O projeto Navegando na Poesia está em 40 escolas da rede pública municipal de seis municípios da Bacia de Campos: Macaé, Carapebus, Quissamã, Campos dos Goytacazes, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana.