O Grupo Gestor Local de Farol de São Tomé do Projeto NEA-BC conquistou novamente a cadeira no Conselho Municipal de Saúde de Campos dos Goytacazes. Este que é um espaço de controle social muito importante para a sociedade, sobretudo neste contexto de crise sanitária provocada pela pandemia de Covid-19.
No dia 23 de fevereiro de 2021, o grupo participou da eleição deste conselho para biênio 2021-2022, votando junto com as entidades da sociedade civil organizada para eleger os representantes do segmento dos usuários do SUS. A posse dos conselheiros eleitos foi realizada na reunião extraordinária, do dia 02 de março, que ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Campos dos Goytacazes, primeira reunião após a eleição.
A Associação Raízes, representada pelos integrantes do GGL Claudia Barreto e Jhones Lima, atuará levando as principais demandas da comunidade, buscando contribuir para o debate, a construção e a fiscalização das políticas públicas da saúde no município.
A realização do Projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA