No dia 27 de agosto, o Grupo Gestor Local do NEA-BC de Arraial do Cabo marcou presença na Audiência Pública de revisão do Plano Diretor do município, com o objetivo de elencar as necessidades de todos através da participação popular. O evento que contou com a cooperação dos moradores, representantes dos órgãos públicos e da PUC – Rio, ocorreu no distrito de Monte Alto.
Dentre as muitas sugestões e pontuações, as principais citadas pelos moradores foram as seguintes: construção de um novo cemitério, fiscalização mais rigorosa nas áreas de proteção ambiental (APA), acesso às áreas públicas (praias, lagoas, etc.) e despoluição da Laguna. Surgiram também algumas propostas que não estão diretamente ligadas ao Plano Diretor, mas merecem um cuidado do município, como a educação e a qualificação da juventude.
Na ocasião o secretário de Meio Ambiente Arildo Mendes também entregou uma licença ambiental aos representantes da Colônia de Pescadores de Monte Alto para a construção de um píer no local. O grupo continuará acompanhando o processo de revisão desse documento que é tão importante para o desenvolvimento do município.
Fotos: Prefeitura de Arraial do Cabo e GGL Arraial.
O Projeto NEA-BC, executado pela Associação Raízes, é uma medida mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal conduzido pelo IBAMA