Foi à Beira-Mar que o Festival de Poesia da Escola Municipal Francisca Alves de Azevedo aconteceu no último dia 16 de dezembro, na praia de Guriri, em São Francisco de Itabapoana. O evento contou com a apresentação dos Palhaços Viola e Bruqui, além de contação de história e a apresentação das poesias de educandas e educandos dos 3º e 4º anos do Ensino Fundamental I. Em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, a equipe Navegando na Poesia ainda preparou almoço para as/os participantes.
A ideia surgiu quando a equipe foi informada pela direção da unidade que as crianças não conheciam o mar. Logo, a coordenadora Pedagógica, Alcimere Siqueira, entrou em contato com a diretoria da Associação Raízes – realizadora do projeto Navegando na Poesia – e com a secretaria de Educação do município para apresentar a ideia de fazer o Festival à Beira-Mar.
“Foi lindo! Emocionante ver o encantamento nos olhares das crianças quando viram o mar pela primeira vez. Elas corriam para molhar os pés e não há nada mais especial que levar alegria e realizar sonhos”, disse a educadora Fátima Manhães.
O local apresentação foi feita com estaca de madeira, simulando um palco, onde os educadores e educadora fizeram as apresentações e educandas/os apresentaram suas poesias. Em seguida, foi servido o churrasco, também feito à Beira-Mar.
“Depois do almoço, passado um tempo, elas/es tomaram banho de mar junto com os familiares. Depois lancharam e seguiram de volta para a localidade de Muribeca, onde à escola fica localizada. Foi um momento especial e que ficará sempre em minha memória”, contou o educador José Carlos Rosa, o tio Jota.
O Projeto Navegando na Poesia está em 40 escolas de seis municípios da Bacia de Campos: Macaé, Carapebus, Quissamã, Campos dos Goytacazes, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana.