A equipe técnica do projeto NEA-BC reuniu-se em Macaé na última semana (08/05 a 10/05) para o primeiro Encontro Trimestral de Avaliação e Monitoramento da V Fase. O evento foi realizado para apresentar os resultados gerais do projeto, as ações realizadas em cada um dos 13 municípios de atuação do NEA-BC no Rio de Janeiro nos meses de fevereiro, março e abril e a implantação da nova sede do projeto no Espírito Santo para atender mais 4 municípios, além da integração dos novos colaboradores, que assumiram suas funções no projeto recentemente.
Durante o evento, a equipe avaliou as atividades realizadas no período, debateu sobre os impactos da cadeia produtiva da indústria de petróleo e gás na região da Bacia de Campos e fez uma análise dos planos de trabalho e dos instrumentos de mapeamento e monitoramento.
Com os objetivos de alinhamento e conceituação adaptados à realidade do projeto nos dois estados, os colaboradores foram divididos em dois grandes grupos. No grupo 1, as equipes analisaram os dados coletados pela pesquisa, debateram sobre os instrumentos de monitoramento e avaliação e foram capacitados em temas sobre legislações socioespaciais, impactos da indústria do petróleo e orçamento público.Já no grupo 2, os colaboradores traçaram um Plano de Trabalho do Diagnóstico do Espírito Santo e conheceram conceitos de monitoramento e avaliação, além de dinâmicas para mapear a região de atuação e criar estratégias para a mobilização do projeto nos quatro novos municípios.
O próximo Encontro Trimestral está previsto para acontecer em agosto.
Para conhecer os Núcleos Operacionais do projeto NEA-BC e saber as ações em cada município, entre em contato com o assistente de mobilização e logística em um dos municípios de atuação.
A realização do projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.