Malabares, palhaçaria, pintura, cortejo e poesia compuseram o I Sarau Literário do Projeto Navegando na Poesia – em parceria Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental – no último sábado, na Praça Frei Balthazar, em Carapebus. Com programação cultural diversa e apresentação artística de turmas das escolas municipais, o evento teve início às 14h e foi realizado em parceria com a Feira Literária de Carapebus (Flicap).
Entre apresentações musicais de educandas/os das escolas municipais com contação de histórias de Bia Bedran, homenageada da Flicap, 10 poesias foram seleciadas de educandas/os dos 3º e 4º anos do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Antonio Marcos Franca de Sousa e Escola Municipal Luiz Carlos Fragoso, ambas atendidas pelo projeto.
No 4º ano da Escola Municipal Antonio Marcos Franca de Sousa, a educanda Hillary dos Santos contou como foi sua participação no Sarau. “Eu gostei muito. Era muito tímida. Depois da apresentação perdi praticamente toda a minha timidez”, relatou, acrescentando a ansiedade para os dias de oficina. “Fico contando os dias para a vinda do projeto Navegando na Poesia. É como se pudéssemos nos expressar melhor”, destacou Hillary.
A professora da E.M. Antonio Marcos Franca de Sousa, Marceli Vieira, ressaltou a importante atuação do projeto na escola e como as oficinas ajudam as educandas e os educandos. “Enquanto professora percebo a diferença nas crianças. Percebi que ficaram mais soltas com as oficinas, que estão com mais vontade de estudar. Passei a encaminhar as produções de texto do jeito que o Navegando trabalha, quando identifiquei que assim elas/es desenvolviam melhor. O projeto tem sido uma benção na escola, na vida das crianças. O dia que acabar vai doer muito, porque é um momento mágico pra eles/as. É como se conseguissem se transportar pra outro lugar, sendo o lugar que eles gostariam de estar naquele momento. Essa é a sensação que tenho”, contou, emocionada, a professora.
O projeto Navegando na Poesia está em 40 escolas da rede pública municipal da Bacia de Campos em Macaé, Carapebus, Quissamã, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana.