O Grupo Gestor Local do projeto NEA-BC, em Saquarema, foi convidado a apresentar a experiência vivida pelo projeto nos espaços colegiados na gestão das águas, no XI Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro (ECOB-RJ), realizado entre os dias 17 e 20 de abril, no Museu do Amanhã, Rio de Janeiro.
Com o tema, “Das raízes da sociedade civil e a participação social no subcomitê da Lagoa de Saquarema em defesa do meio ambiente”, participar do evento foi um reconhecimento do trabalho construído pelos participantes durante a IV fase do projeto (2020-2024).
A apresentação foi feita pelo comunitário Vinícius Mendes, que mostrou ao público as ações das lideranças que atuam no projeto NEA-BC, a participação na construção do Conselho Gestor no espaço de representação do Subcomitê da Lagoa de Saquarema do Comitê de Bacias Hidrográficas Lagos São João (CBHLSJ) e a articulação com os diversos representantes do poder público municipal e também estadual, para a institucionalização dos serviços de saneamento básico e a proteção ao meio ambiente.
“O sentimento dos comunitários ao receber este reconhecimento, foi de plantar uma semente, ver florescer e servir de exemplo para outros territórios, a partir do que foi realizado junto com o Grupo Gestor Local de Saquarema”, comentou Vinícius.
ECOB-RJ – o XI ECOB-RJ 2024 trouxe como tema “Integração pelas águas: governança, planos e territórios”. O encontro, anual, é promovido pelo Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas do estado do Rio de Janeiro. “Foi um momento inesquecível compartilhar as experiências exitosas num evento desta grandeza, além da troca de conhecimento que tivemos”, pontuou o comunitário, que é representante da Associação Raízes no Comitê de Bacias Hidrográficas Lagos São João, e que participou das oficinas e palestras temáticas nos quatro dias de evento.
A realização do projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.