O projeto NEA-BC terminou a aplicação de quase cinco mil questionários do Diagnóstico Participativo sobre os Impactos da Cadeia da Indústria do Petróleo e Gás na Região da Bacia de Campos. Desde fevereiro, uma equipe de pesquisa trabalha na aplicação dos questionários que abordam questões sobre os impactos positivos e negativos da indústria, a especulação imobiliária, gentrificação do solo, planejamento e infraestrutura urbana, trabalho/renda e orçamento.
O documento, um dos objetivos do projeto NEA-BC na IV Fase, está sendo formulado em etapas, dentre elas está o levantamento de dados para conhecer como a população compreende esses impactos sobre o uso e ocupação do solo em seus respectivos municípios. Os pesquisadores aplicaram quase 5000 questionários em 13 municípios da região da Bacia de Campos.
Os primeiros dados já estão sendo tabulados e, mesmo sendo cedo para apresentar os resultados da pesquisa, chama a atenção o fato de pouco mais de 35% da população conseguir identificar a existência de algum tipo de impacto da Cadeia da Indústria do Petróleo e Gás na Região da Bacia de Campos, com variações entre os municípios.