O ano começou e com ele foi dada a largada, na última terça-feira (11), para a oficina dos professores e das professoras, aplicada pela equipe Navegando na Poesia nas escolas contempladas de Campos dos Goytacazes. O projeto é uma parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
A apresentação foi feita pela Coordenadora de Projetos, Rachel Carvalho e pela Coordenadora Pedagógica, Alcimere Siqueira, em um espaço cedido pela secretaria de Educação do município.
Com a presença de professoras/es dos 3º e 4º anos do Ensino Fundamental I da Rede Pública Municipal, a equipe Navegando aplicou a IV oficina literária.
“Este ano o objetivo da oficina gira em torno do planejamento de uma aula para leitura e escrita com Literatura Infantil, com as metodologias significativas e muita diversão. Nesta oficina refletimos sobre os objetivos da Educação Básica, as Diretrizes da Educação, Matriz Curricular e Currículo Oculto. Tudo de maneira breve, mas sendo possível localizar os encontros para as aulas e o contexto”, explicou Alcimere Siqueira.
A Coordenadora Pedagógica do Navegando ainda ressaltou um dos autores de inspiração do projeto e falou da motivação e participação dos mais de 20 professores e professoras e estiveram presentes na oficina.
“Como usamos a proposta de planejamento de Celso Vasconcellos, iniciamos o trabalho com a busca pelo conhecimento da realidade da turma e o contexto onde atuamos. Os professores se sentiram motivados e participaram, interagiram e avaliaram bem, com comentários que falavam do benefício da oficina para suas atuações profissionais”, concluiu Alcimere Siqueira.
O projeto Navegando na Poesia é uma realização da Associação Raízes e está em 40 escolas da Rede Pública Municipal de Macaé, Carapebus, Quissamã, Campos dos Goytacazes, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana.