Participantes do projeto NEA-BC de Quissamã, Macaé e Carapebus participaram, no último dia 12, da 1ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente e Mudança do Clima, no âmbito da 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente. O evento aconteceu no auditório do Instituto Federal Fluminense de Quissamã e contou com a participação de mais de 200 pessoas, além de autoridades públicas dos três municípios. O evento contou com palestras pela manhã e grupos de trabalho à tarde, seguido de eleição de propostas e delegados.
A Conferência debateu sobre cinco eixos temáticos: mitigação; adaptação e preparação para desastres; transformação ecológica; justiça climática; governança e educação ambiental. Os integrantes dos Grupos Gestores Locais (GGL) apresentaram propostas pertinentes à realidade da região, principalmente no que diz respeito a política de gestão hídrica, ações de regularização fundiária para comunidades tradicionais, educação ambiental e combate a incêndios. Das dez propostas aprovadas para a etapa estadual, três possuem conteúdo apresentado pelos representantes do NEA-BC.
Alguns participantes do projeto também estão entre os delegados eleitos no evento. Alessandra Carvalho, GGL de Carapebus, foi eleita como delegada pelo seu município; Jane da Conceição Ribeiro da Costa e Nilcinéa da Silva, GGLs de Macaé e Quissamã, respectivamente, foram eleitas como suplentes pelos seus municípios.
A participação dos grupos dos três municípios na Conferência Intermunicipal fortaleceu os laços entre as equipes, trouxe conhecimentos sobre as temáticas abordadas no evento, além de garantir a participação e a incidência política dos comunitários.
A realização do NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo Ibama.