Ontem, dia 09/12/2020, os bolsistas do Projeto NEA-BC se reuniram com a Assessora de Coordenação, Fabiana Reis, e o Pesquisador Social do Projeto NEA-BC, Willian Batista, para avaliar o trabalho ao longo do ano de 2020 e levantar demandas prioritárias para suas atividades em 2021. Participaram da reunião os bolsistas de Casimiro de Abreu, Daniel Santos, de São Francisco de Itabapoana, Letícia Carvalho, de Cabo Frio, Lucas Rosindo, de Armação dos Búzios, Natália Azeredo, e de São João da Barra, Maria de Fátima Ribeiro.
O ano de 2020 foi desafiador, sobretudo para execução das práticas pedagógicas, em virtude da pandemia de Covid-19, exigindo adaptações ao convívio social e às relações de trabalho e estudo. Desde março, a Associação Raízes, assim como as demais instituições de educação do país, está em distanciamento social e seus profissionais em trabalho remoto, por meio do home office. Essa realidade se aplica também ao trabalho dos estagiários bolsistas, responsáveis pelo monitoramento dos atos oficiais de seus municípios, coleta de dados para pesquisa e estudo de temas relativos ao escopo do Projeto NEA-BC, como políticas públicas, participação social, educação crítica para gestão ambiental pública, entre outros. Essa realidade, que muitos estão chamando de “novo normal”, trouxe como consequência a necessidade de se reinventar e repensar o processo de ensino e aprendizagem, por meio da capacitação para uso de novas ferramentas e elaboração de novos materiais pedagógicos para modalidade on-line.
Assim, durante a reunião, os bolsistas manifestaram os pontos positivos desta nova realidade, assim como pontos de melhoria para o próximo ano. Elencaram também os temas para capacitação, mediante as necessidades oriundas do monitoramento e pesquisa inerentes ao estágio, para subsídios às atividades dos Grupos Gestores Locais que fazem parte.
A juventude engajada tem feito muita diferença para transformação das realidades da Bacia de Campos. Que venha o próximo ano!!!
A realização do Projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA