A pandemia da COVID-19 mudou completamente a rotina de milhares de pessoas, tanto nos grandes centros urbanos, como nas menores cidades do interior. Essa mudança de rotina repentina expôs ainda mais drasticamente o problema que se arrasta por muitos anos no transporte público em Carapebus.
O transporte cotidiano, que já não atendia às expectativas da população, ficou ainda pior, pois além da precariedade e falta de fiscalização nas condições normais, agora se tornou um problema de saúde pública. A inconstância nos horários e itinerários dos ônibus e até mesmo a ausência de linhas que atendam aos bairros do município, deixam os moradores e usuários do transporte público sem opções de deslocamento para atender suas necessidades essenciais e de trabalho no dia a dia. Se não há um transporte público regulamentado que cumpra as medidas mínimas de saúde preconizadas pelos decretos em vigência, todos na cidade estão correndo maior risco de contaminação, principalmente aqueles que precisam do transporte público para se deslocar.
Por isso o caráter público do transporte, mesmo quando realizado por empresas privadas, a regulação e a fiscalização devem ser feitas, de fato, pelo poder público. Somente com regulação e fiscalização os concessionários do transporte irão garantir que essas empresas ou prestadores de serviços cumprirão os horários e linhas determinadas, devendo haver uma tabela de preços fixa e que os mesmos sejam obrigados a atender a todos da população de forma igualitária, indiscriminada e com qualidade.
Em tempos de eleição, vale perguntar, seu candidato tem planejamento para implementar um sistema municipal de transporte público em Carapebus? Existe alguma proposta para dar suporte à fiscalização junto ao Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (DETRO) visando a melhoria dos serviços prestados hoje? Ele sabe da importância de se construir um Plano Municipal de Mobilidade Urbana, que trata não só do transporte público, mas da mobilidade como um todo? Quais são as suas propostas para viabilizar o acesso da população ao transporte público em Carapebus? Lembre-se que esse candidato irá participar da construção das políticas públicas da cidade pelos próximos 4 anos, tempo suficiente para iniciar uma transformação na realidade da mobilidade do município.
A realização do Projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA.