O Grupo Gestor Local (GGL) de Rio das Ostras realizou, no dia 27 de julho, um intercâmbio na Estação de Tratamento de Água do Guandu (ETA Guandu).
Durante a visita, guiada pelos funcionários da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (CEDAE), os comunitários puderam conhecer um pouco mais da história e desenvolvimento da ETA Guandu, os processos de captação de água a partir das duas barragens existentes e o processo de tratamento (floculação, decantação, filtração e correção de pH, por exemplo).
Em seguida, os participantes do projeto, estiveram na Elevatória do Lameirão, construída a 64 metros de profundidade e que distribui, por meio do túnel-canal de 32 quilômetros, água para a população carioca.
A partir da realidade vista e dos conhecimentos adquiridos, o Grupo Gestor Local de Rio das Ostras pretende incidir sobre a política pública de saneamento básico do município, identificando e mapeando as potencialidades e fragilidades na região.
Para os comunitários, o intercâmbio realizado ampliou a perspectiva de ação do GGL já que, ao longo dos anos, o grupo tem trabalhado o impacto socioespacial, com foco no crescimento populacional.
Com isso, os participantes têm tido a possibilidade de discutir o planejamento urbano, o uso e ocupação do solo, com a finalidade de evitar maior pressão sobre a infraestrutura do município, no que diz respeito aos serviços públicos prestados.
A realização do projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.