Os participantes do projeto NEA-BC de Araruama realizaram encontros educativos nas escolas estaduais: Clarice Moreira Caldas e Edmundo Silva. O objetivo foi apresentar, por meio de atividades colaborativas, como se dá a participação social e a atuação do projeto no município.
A dinâmica do trabalho teve como base fragmentos de fotos que retratavam políticas públicas de cunho socioespacial. Os alunos precisavam identificar o problema, pensar o cenário ideal e construir propostas de intervenção para melhorias das questões abordadas nas imagens.
A ação, que contou com a participação de aproximadamente 300 jovens, permitiu a reflexão sobre as seguintes políticas públicas: saneamento básico, transporte público, infraestrutura urbana e juventude.
Os alunos identificaram problemáticas, como: a falta de emprego para jovens, em função da inexperiência; ausência de saneamento básico e a escassez de transporte público para alguns distritos, principalmente aos finais de semanas.
Ao final, os estudantes foram convidados a participarem das atividades do NEA-BC para se apropriarem dos espaços públicos de decisão e os membros do projeto ressaltaram a importância da participação social.
A realização do projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.