Os representantes do projeto NEA-BC em São João da Barra fizeram uma visita técnica na Reserva da Caruara para conhecer a primeira Unidade de Conservação do tipo RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) de São João da Barra, que foi inaugurada em 2022 pela Porto do Açu Operações. O espaço foi pensado com a missão de proteger, restaurar e promover a biodiversidade de um fragmento remanescente de restinga, por meio de ações e serviços que gerem conhecimento científico, educação e benefícios ambientais, sociais e econômicos.
Durante a visita, os comunitários puderam observar e aprender um pouco mais sobre a diversidade da fauna e flora da reserva; conheceram o funcionamento do Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas do Porto do Açu; receberam informações o sobre o uso sustentável dos recursos naturais; assim como fizeram uma trilha guiada, onde foi possível conhecer o bioma de perto.
Segundo a empresa, a reserva Caruara é o maior fragmento remanescente de restinga em área privada do Brasil, são 40 km² de área protegida que equivale a mais de 5 mil campos de futebol e possui mais de 1,3 milhão de mudas plantadas, 573 espécies de fauna catalogadas, 307 espécies de flora catalogadas.
Os comunitários retornaram da visita técnica com a certeza de que preservar a biota e demais atributos naturais existentes em seus limites, sem interferência humana direta e excetuando-se as medidas de recuperação, vai permitir que as futuras gerações tenham a oportunidade de desfrutar deste bioma Sanjoanese, que por sinal é um lugar incrível que vale a pena conhecer!
Saiba mais sobre a atuação do projeto NEA-BC em São João da Barra e venha fazer parte do nosso grupo.
A realização do Projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA