O município de Arraial do Cabo continua apresentando problemas em relação ao saneamento básico, principalmente os ligados à drenagem e ao esgoto. Com as chuvas, a cidade enfrenta alagamentos, aumento de insetos, transbordamentos de esgoto e mau cheiro, principalmente na entrada da cidade, que causam a perda de móveis e eletrodomésticos, a redução da mobilidade, entre outros prejuízos. Os trabalhadores que dependem do turismo têm sua fonte de renda afetada, visto que as praias tem sua balneabilidade comprometida. O período de chuvas coincide com o período da alta temporada, logo, a demanda por serviços públicos ligados ao saneamento sofrem sobrecarga.
Esta situação sugere uma reflexão sobre algumas questões: a coleta e o descarte do esgoto estão sendo feitos da maneira adequada? A estação de tratamento de esgoto (ETE) tem capacidade de atendimento às demandas do período de chuvas e alta temporada?
O vídeo “No abrir e fechar das comportas”, elaborado pelo Grupo Gestor Local (GGL) do projeto NEA-BC em Arraial do Cabo, em 2019, já apontava essas questões que ainda são recorrentes. Para conhecer um pouco mais dessa realidade, acesse o link. https://www.youtube.com/watch?v=LaExrwL5nwc
Acompanhe as discussões do GGL de Arraial do Cabo sobre o saneamento básico e outros assuntos importantes de nosso município. Entre em contato com a Mariana (22)99791-1865 ou visite nosso Núcleo Operacional na Praça da Independência nº 3, lojas 15 e 16 – Edifício Work Center – Centro, Arraial do Cabo.
A realização do projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA.