Dia 12 de agosto é o Dia Internacional da Juventude. Mas o que é, de fato, ser jovem?
Entendendo que o jovem também é um sujeito de direitos e deveres, o projeto NEA-BC em Macaé defende a necessidade de pensar políticas públicas de juventude. E é nessa perspectiva, que o Grupo Gestor Local (GGL) vem, desde 2018, trabalhando essa temática na cidade.
Neste ano, o GGL avançou no diálogo sobre as Políticas Públicas de Juventude e teve duas de suas propostas aprovadas no orçamento público da cidade, são elas: a implantação e manutenção do Conselho Municipal de Políticas Públicas para Juventude – COJUMA, prevista no PPA/2022-2025 (Lei nº 4.838/2021) e na LOA/2022 (Lei nº 4.849/2022), com recurso de R$19.400,00 para o ano de 2022 e a criação da Coordenadoria Geral de Políticas para a Juventude, por meio da Lei Complementar nº 004/2022, em seu Art. 93, inciso II, subordinada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
Para além dessas propostas aprovadas, no dia 27 de julho, a coordenadoria de juventude da cidade respondeu a 2º Carta da Juventude elaborada e encaminhada pelo projeto NEA-BC de Macaé, em articulação com representantes da sociedade civil organizada, afirmando que foi criada a comissão que irá tratar da eleição do COJUMA, com a previsão de ser realizada ainda neste mês de agosto, em um 2º Fórum de Juventude. O Grupo Gestor Local está otimista para eleição do COJUMA! É o projeto NEA-BC promovendo a participação social em Macaé e construindo uma ponte de diálogo em busca da implementação de políticas públicas que atendam aos anseios da sociedade. Para saber mais, acesse a Cartilha da Juventude (aqui) e também o infográfico sobre as políticas Públicas de Juventude (aqui)!
Já parou para pensar em quais são as necessidades das juventudes?
Você pode e deve opinar na construção dessas políticas públicas! Entre em contato com o Núcleo Operacional do projeto NEA-BC em Macaé: (22) 99906-8143.
A realização do Projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA.