Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Pesca e Urbanismo (Semapur) de Armação dos Búzios e integrantes do Grupo Gestor Local (GGL) realizaram reunião com o especialista em cetáceos, encalhes e osteomontagem, Antônio Carlos Amâncio, na manhã do dia 27 de abril de 2021, para debater sobre possíveis soluções para o frequente problema de encalhes de baleias na costa do município. O encontro ocorreu por meio de articulação do GGL, que realizou previamente atividade interna junto ao especialista, após o encalhe do corpo de uma baleia jubarte nas areias da praia de Geribá em novembro de 2020, e compartilhou sua disponibilidade para auxílio com a secretaria.
Durante a conversa, os técnicos da Semapur, que trabalham há dias na contenção do corpo da baleia encalhada devido à maré alta e ressaca, foram aconselhados pelo especialista a fazer o isolamento imediato e mais efetivo da área onde o corpo está enterrado há seis meses. A decomposição da matéria orgânica oferece o risco de contaminação por bactérias às pessoas que transitam pelo local.
Atualmente, a Secretaria de Meio Ambiente vislumbra elaborar um protocolo de ação para ocorrências de encalhe na costa de Búzios. Ainda de acordo com o especialista em cetáceos e encalhes, para que isso ocorra será necessário o levantamento de informações técnicas, treinamento e capacitação de equipe/grupo responsável, além da listagem de material necessário para os procedimentos.
A praia de Geribá é uma das mais frequentadas e movimentadas do município. Os mais expostos seriam aqueles que transitam pelo trecho por onde o necrochorume, líquido resultante do processo de decomposição, escorre para o mar. O especialista também pontuou que, em um cenário ideal, o correto seria interromper o acesso à praia até uma solução definitiva. Uma reunião com o secretário municipal de Meio Ambiente será agendada para debater qual caminho será traçado para que isso ocorra.
O Projeto NEA-BC continuará dialogando com a Secretaria de Meio Ambiente para acompanhar os encaminhamentos em relação a essa questão.
Venha fazer parte também!
A realização do Projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA