O NEA-BC de Búzios teve dois vídeos produzidos por seu grupo selecionados para o Circuito Tela Verde (CTV), projeto executado pelo Ministério do Meio Ambiente, que busca divulgar e estimular atividades de educação ambiental por meio da linguagem audiovisual. A confirmação da seleção foi recebida e comemorada pelo grupo na última semana de setembro.
Um dos vídeos selecionados pelo Circuito foi o “Mangue de Pedra”, de 2021. Nele, o grupo buscou despertar o senso de importância desse bioma existente em Búzios, que havia sido recentemente transformado em Área de Preservação Ambiental, assim como o senso de emergência por medidas que garantam a sua conservação. O outro vídeo selecionado pelo CTV foi a animação “Unidades de Conservação”, de 2020, onde o grupo tratou sobre o tema abordando a sua diferenciação em tipos de unidades e destacando as políticas públicas que regulamentam a existência e manutenção dessas áreas.
Além dos dois vídeos de Armação dos Búzios, o Circuito Tela Verde selecionou também o vídeo “No abrir e fechar das comportas“, produzido pelo projeto NEA-BC de Arraial do Cabo em 2019, que fez um registro das consequências das fortes chuvas na vida dos moradores da cidade.
Os três vídeos farão parte do material audiovisual que será distribuído para espaços educadores em todo território nacional. As instituições interessadas em receber o material devem acessar mais informações e instruções para a inscrição no site do Circuito Tela Verde. Os vídeos selecionados do NEA-BC, assim como outros que fazem parte do seu acervo geral, estão disponíveis em seu canal do Youtube.
Quer conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelo projeto NEA-BC em Búzios? Entre em contato pelo telefone 22 99979-4373 e fale com Rafaela.
A realização do Projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA.