A partir das premissas da educação popular na qual se busca um diálogo horizontal entre educador e educando no processo de ensino-aprendizagem, apesar da distância física, se traduzirá na linguagem a ser utilizada bem como no processo de decoficação do conhecimento.
Para isto, se buscará partir da realidade vivenciada pelos membros dos grupos gestores, bem como articular teoria e prática a fim de que os educandos alcancem a leitura de mundo e sejam capazes de, a partir dos conteúdos abordados fomentar o processo de reflexão e ação no controle social do orçamento público.
Neste sentido, as atividades se pautarão conforme Projeto Político Pedagógico da Associação Raízes, nos processos educativos Diagnósticos – ao se partir da realidade dos municípios, Formativo – ao estabelecer trocas teóricas e práticas sobre o orçamento e Interventivo – à medida que estimulará a construção de uma ferramenta para o monitoramento e controle social do orçamento.
A realização do Projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA