Foi publicado recentemente a primeira edição do boletim sobre a efetividade das vacinas contra a Covid-19 na população brasileira, do projeto Vigivac da Fiocruz. Ele apresenta análises das quatro vacinas administradas no Brasil, de janeiro a outubro de 2021, e aponta que todas conferem grande redução do risco de infecção, internações e óbito por Covid-19. No Estado do Rio, mais de 70% da população total foi vacinada com a primeira dose e mais de 60% com a segunda dose ou dose única.
Nos 13 municípios de abrangência do projeto NEA-BC, São João da Barra se destaca com 89% da população vacinada com a segunda dose ou dose única, seguido de Armação dos Búzios, com 74%. Em contrapartida, alguns municípios não chegam a 50% de vacinados com a segunda dose ou dose única, como é o caso de Macaé, Rio das Ostras e Saquarema.
Para conter a propagação do vírus, especialistas dizem que é necessário de 70% a 80% da população totalmente vacinada. No Brasil, por exemplo, o último dado aponta que 66,89% da população está imunizada com a segunda dose ou dose única.
O projeto NEA-BC vai continuar monitorando a situação de cada município para que o retorno às atividades presenciais seja o mais seguro possível, priorizando a saúde de todas e todos e, em especial, dos participantes do nosso projeto.
Última atualização do gráfico: 09/12/2021 (Fonte: https://vacinacaocovid19.saude.rj.gov.br/vacinometro)
Fonte: https://portal.fiocruz.br/noticia/covid-19-todas-vacinas-administradas-no-brasil-tem-efetividade
A realização do projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA