O terceiro e último dia do 7° Fórum Internacional de Resíduos Sólidos, foi muito proveitoso para os grupos gestores do Projeto NEA-BC de Araruama e Saquarema. O dia começou com a história de dois casos de sucesso, o primeiro foi da Prestadores de Serviços Ambientais (PSA), já o segundo foi da logística reversa dos banners promocionais, apresentada pela a Associação “Fundo de Quintal”, mostrando que é possível reaproveitar um material muito utilizado pelas empresas e pela sociedade. Dentro da associação foi criado o ciclo reverso, onde a empresa que gera o resíduo é a empresa que compra os produtos da associação depois.
Logo após se deu início ao primeiro painel do dia, com o tema “Intercâmbio de técnicas e práticas de gestão em organizações de catadores”, o painel abordou de forma clara os aspectos sociais da gestão de resíduos no Brasil e na Suécia como um intercâmbio de boas práticas de gestão, assim como a contribuição dos catadores de materiais recicláveis e a inclusão deles na gestão. Além disso, apresentou a gestão de coleta seletiva, negócios sustentáveis em redes solidárias e projetos em parceria com o poder público e empresas. Foi apresentado um panorama do Rio Grande do Sul, pelo o Valtemir Goldmeyer, falando que atualmente três estados no Brasil possuem Planos Municipais, e o RS é um deles. E logo após, Denise Costa da prefeitura de Porto Alegre fez um panorama da capital, apresentando o Programa “Todos Somos Porto Alegre”. Núbia participante do programa e representante de uma associação de catadores de POA, fez um discurso emocionante, onde mostrou a importância do trabalho do catador, como um importante agente ambiental. Além disso falou que vive na prática tudo o que está sendo falado no evento, com todas as dificuldades de trabalhar com os resíduos e os preconceitos impostos pela sociedade na categoria. Por fim, falou que se orgulha da sua profissão!
Além desses casos, foram mostrados muitos outros casos de sucesso que é possível sim, fazer uma boa gestão de Resíduos Sólidos no país, e que todas as regiões são capazes de se desenvolver se tiver uma população organizada, e uma gestão pública, que tenha vontade política, assim como vontade de mudar a realidade de seus municípios. Nesse último dia de evento, todos os participantes puderam ter uma grande participação no evento, dialogando com os palestrantes, após as apresentações.
Ao final do evento foram apresentados os indicadores de desempenho do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos para Porto Alegre, além da apresentação do Vice Presidente, Luciano Freitas, dos projetos em curso do Observatório da Política Nacional de Resíduos Sólidos.O intercâmbio foi um importante momento de aprendizado e trocas para os participantes do Projeto NEA-BC, por isso o Projeto NEA-BC tem muito prazer de oferecer essas oportunidades para os moradores que participam do Projeto, na região da Bacia de Campos.
#NEABC #Araruama #Saquarema #AquiVocêParticipaComAGente #Intercâmbio